Financiamento em atraso. O que pode acontecer?

Toda e qualquer pessoa tem sonhos, metas e objetivos. E muita dessas pessoas tem como um sonho adquirir sua primeira moto, carro ou caminhão. Tendo em vista a realização de seus sonhos muitos fazem financiamentos por não terem o valor completo do automóvel. Isso ocorre em 80 ou até 90% dos casos. Ludibriados pela “facilidade nas parcelas”, poucos se atentam aos juros que adentram no contrato, deixando o financiamento em atraso com a credora ou financeira. Entretanto em outros casos há aqueles que saibam de fato dos juros altos e mesmo assim financiam o veículo.

Diante dos juros cobrados no financiamento, muitas pessoas se veem sem condições de manter as parcelas em dia e acabam deixando o financiamento atrasar.
Pois é, mas o que acontece quando o financiamento não está regular com sua credora? O que de fato pode acontecer com seu carro, moto ou caminhão? Questionamentos que muitas pessoas têm e não sabem responder.

Sabia que a credora que fez o financiamento pode recorrer à busca e apreensão de seu veículo pelo descumprimento do contrato? Sim, ela pode! E em muitos casos a busca e apreensão podem ocorrer a partir do 1º mês de inadimplência do cliente. Porém não há de fato um prazo estipulado pelas financiadoras para fazer este pedido. Muitas optam para que o cliente devolva amigavelmente antes de entrar com ações judiciais. Lembrando que isso não é uma via de regra!

Fora o caso citado no parágrafo anterior há outras possibilidades de perca e consequências para o financiamento em atraso, tais como:

  • O devedor inadimplente poderá ter seu nome sujo e com restrições nos Órgãos de Proteção ao Crédito (SPC e SERASA);
  • Entra no contrato de financiamento a alienação em garantia, conhecida também como alienação fiduciária;
  • Problemas na transferência do automóvel;
  • Há casos de pessoas mal intencionadas para venda e revenda abusiva, se enquadra no crime de estelionato como consta no artigo 171 da lei LEI No 2.848;
    Entre em contato conosco da Galena Consultoria pelo WhatsApp: (11) 98476-8577. Para que possamos lhe ajudar nas suas parcelas atrasadas!

    Para saber mais sobre Veículo, clique aqui.

    Para entender mais sobre essa matéria, clique aqui.

    TELEFONE (11) 3777-6970 / WHATSAPP (11) 98476-8577
    e-mail: contato@galenaconsultoria.com.br