Novo modelo de placa

Padrão Mercosul

Novo modelo de placa para automóveis entra em vigor nesta terça feira (11/09/18). E o 1º estado aqui no Brasil a receber o novo modelo é o Rio de Janeiro.

O novo modelo com padrão Mercosul (países-membros formados pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), não é nada parecido com o anterior, tem algumas alterações para impedir fraudes e dar mais segurança para o condutor, pois nela terá um código QR Code com todas as informações da placa, fornecedor, data, ano e modelo de fabricação do automóvel. Além desse dispositivo ela conta com quatro letras e três números. Ao invés de cinza agora ganha uma nova cor (azul e branco), fora que terá a bandeira do país, do município e a bandeira do estado correspondente.

Essas mudanças que citamos são as mais perceptíveis. Entretanto, a outras modificações que serão adotadas para tentar cessar as clonagens de placas dos automóveis em todo território nacional, juntamente para acabar com desmanches ilegais que acontecem por vários lugares.

Apesar desse novo modelo de placa padrão Mercosul entrar em vigor já neste mês de Setembro, ainda não será necessário a troca da placa dos automóveis que estarão fora desse novo padrão, porque essa medida entra em vigor para carros zero-quilômetro ou em casos de transferências de proprietário, de jurisdição, município ou alteração de categoria.

Como o estado do Rio de Janeiro será o 1º com esse novo padrão, Luiz Fernando Pezão (Governador do Rio de janeiro), mais conhecido como Pezão, se pronunciou dizendo:

“Não tem custo nenhum, isso aqui vai ser quando o carro for ser emplacado. A pessoa vai botar essa placa com o mesmo custo da outra. O Detran está bancando a diferença para ser o mesmo valor”.

Lembrando que a nova placa vai sair no mesmo custo da anterior que seria de R$ R$ 219,35.

Para saber mais sobre esse e outros assuntos, clique aqui.

Para entender mais sobre essa matéria, clique aqui.

TELEFONE (11) 3777-6970 / WHATSAPP (11) 98476-8577
e-mail: contato@galenaconsultoria.com.br